-
Arquitetos: Romero Vallejo Architects
- Área: 110 m²
-
Fotografias:Juan Carlos Quindós
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no segundo andar de um prédio de apartamentos em uma área residencial de Toledo, o apartamento tem 6 pequenos cômodos compostos de uma sala de estar, uma cozinha, e quatro quartos, todos conectados por um escuro e estreito corredor. Nossos clientes, um casal sem crianças, pedem por mais espaço, áreas de estar mais confortáveis e melhor iluminadas, sem modificar completamente o layout original do apartamento.
Nossa proposta é portanto reduzir o número de dormitórios e reorganizar os cômodos fazendo melhor uso das fontes existentes de luz e ventilação, o que também melhoraria a eficiência energética e acessibilidade.
O principal desafio é combinar o layout tradicional com um design funcional e moderno e fornecer continuidade entre os vários cômodos, enquanto permite um certo grau de independência entre estes. Para atingir tais objetivos, todo madeiramento é feito sob medida: portas que vão do solo ao teto são disfarçadas entre o mobiliário, guarda-roupas, cômodas, estantes, prateleiras, móveis de cozinha, etc.
Um tapete colorido, contrastando com as paredes e tetos em tons claros, cobre todo o pavimento, reforçando a continuidade entre os diversos espaços. Embora o tamanho, tipo e cor dos azulejos decorativos correspondam a escala e a identidade de cada cômodo. Assim, o layout funciona tanto com uma sequência de unidades individuais, quanto como um espaço contínuo e singular.
O uso de materiais tradicionais para esta conexão, tais como ladrilhos de cimento hidráulico, está intimamente ligado às memórias familiares dos proprietários. Este tipo de piso é produzido por mão-de-obra local, permitindo que qualifiquemos a pigmentação dos motivos decorativos de acordo com nossas necessidades.